sexta-feira, 29 de julho de 2016

As Quatro Nobres Verdades, segundo Pema Chodron




Em seu primeiro ensinamento após a iluminação, chamado de As Quatro Nobres Verdades, o Buda falou sobre o sofrimento. A Primeira Nobre Verdade afirma que o desconforto é inerente ao ser humano. Ao nosso redor, as marés, o vento, o fogo, a terra, a água, estão sempre assumindo formas diferentes. E da mesma forma, nós também estamos sempre mudando. Há em nós fluxo e refluxo, assim como nas marés. Assim como a lua, crescemos e minguamos. Nos esquecemos de que, como ocorre com as condições climáticas, somos fluidos e não sólidos. E por esquecermos disso, sofremos. 

A Segunda Nobre Verdade ensina que a resistência é o principal mecanismo daquilo que chamamos ego, e que essa resistência causa sofrimento em nossas vidas. Tradicionalmente afirma-se que a causa do sofrimento é a nossa estreita visão da vida, visão essa que nos faz sermos viciados no EU. Não aceitamos que somos seres mutáveis, que fluímos assim como o tempo lá fora, e que somos feitos da mesma energia de todos os outros seres. Ao resistirmos, nos fincamos os nossos pés, e nos tornamos sem maleabilidade. A resistência é o que chamamos de ego.

A Terceira Nobre Verdade diz que o sofrimento cessa quando paramos de tentar manter esse imenso EU a qualquer custo. É o que praticamos na meditação. Ao deixar de seguir nossos condicionamentos e o roteiro que criamos para nós, apenas praticamos, não importa qual seja o “clima” no momento.

A essência da Quarta Nobre Verdade é a de que podemos utilizar qualquer coisas para compreender que somos parte da energia que criou tudo o que existe. Se aprendermos a viver como uma montanha em meio a um furacão, abertos para a verdade, simplesmente sendo parte da vida, deixaremos de ser esse ser separado dos outros e que vive repelindo as coisas que surgem no caminho. Quando deixamos de resistir e simplesmente permitimos que as coisas fluam através de nós, vivemos nossas vidas integralmente. Cabe a nós decidir.


Pema Chodron
(em “Confortable with Uncertainty”)


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